VMA - movimento "VILA MARÍTIMA DO AVE" | linhas programáticas

o meu concelho | a minha cidade


Valorizamos a Mobilidade e o Ambiente | Valorizamos a Modernidade e a Ambição | Valorizamos o Movimento Associativo | Valorizamos a Qualidade de Vida | Valorizamos o Rio e o Mar


AMBIENTE – defender o ambiente e combater ativamente as alterações climáticas. – apostar numa mobilidade sustentável. – limpeza, desobstrução e despoluição, dos rios e ribeiros, em articulação com as entidades púbicas e privadas. – aumentar o número de árvores e arbustos com grande produção de oxigénio. – incrementar a reciclagem. (Com o apoio das escolas em todas estas ações: é na Escola que se constrói o futuro das próximas gerações).
SAÚDE – atuar  junto do poder central, em cooperação com o Município da Póvoa de Varzim, para satisfazer urgentemente a necessidade da construção de um hospital de raiz, com todas as valências, que sirva os dois concelhos. – pressionar as autoridades de saúde para que todos possam ter médico de família. – dotar o concelho de estruturas vocacionadas para o lazer e o desporto de manutenção.
SOCIAL – promover a construção de mais habitação social para suprir as carências acumuladas. – aumentar o parque habitacional público com rendas controladas e indexadas ao rendimento do agregado familiar, recorrendo às linhas de apoios existentes, nomeadamente junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e candidaturas a programas comunitários.
EDUCAÇÃO – defender a Escola Pública, como elemento fundamental na redução das desigualdades. – transformar as escolas em Centros Escolares, em que o aluno vá do pré-escolar até ao 9º ano e com prolongamento de horário, possibilitando a ida para a escola a pé. – apoiar todos os alunos de agregados com baixos rendimentos.
ECONOMIA – implementar uma política de captação de empresas para o concelho, (não excluindo a redução da derrama), para o aumento do emprego, esse flagelo da sociedade e com tendência a aumentar, com a digitalização. – reduzir para a taxa mínima o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). – defender o comércio local e tradicional, a agricultura, a pesca, com iniciativas de divulgação e promoção das potencialidades do Concelho. Um concelho que se quer dinâmico, virado para o rio, virado para o mar, virado para o futuro e virado para o progresso. – gerir criteriosamente os dinheiros públicos.
TURISMO – desenvolver o turismo em toda a sua plenitude, aproveitando as potencialidades de toda a bacia hidrográfica do rio e da orla marítima, assim como a beleza natural e arquitetónica do concelho. – projetar itinerários turísticos variados. – elaborar um estudo da navegabilidade do rio Ave, para canoas e pranchas com remo ultrapassando os açudes em esquema semelhante à transposição dos peixes para a desova. – cooperar e não concorrer com os empreendimentos locais de alojamento turístico.
CULTURA – dinamizar as atividades da Biblioteca, do Auditório, do Centro da Juventude, do Centro de Ciência Viva, do Teatro, do Centro de Memória e de outros espaços, já existentes ou a criar, em ligação estreita com a comunidade escolar. – eleger o Carnaval como a festa de alegria e cor, de todos as vilacondenses, onde associações desportivas e culturais, escolas, juntas de freguesia e grupos de populares se juntam na cidade, reforçando a coesão e unidade do concelho. – apoiar as festas tradicionais, assim como as coletividades culturais e recreativas. – instalar o Museu do Mar, em espaço municipal.
MOBILIDADE – procurar soluções inter-concelhias para aumentar a oferta e a frequência dos transportes coletivos no concelho, assim como a sua coordenação. – construir a tão necessária e urgente ponte em Touguinhó. – empreender um estudo de viabilidade de uma ponte para ligeiros, com faixas pedonal e ciclovia, na zona das piscinas, no sentido de facilitar o acesso e o escoamento das praias e da população residente na envolvência da zona do Forte. – encetar diligências para acabar com as portagens na A28 (IC1), já que a estrada N13, foi transformada numa autêntica rua, estando a sua circulação limitada a 50Km/hora. – dotar o concelho com uma rede de ciclovias, dedicadas ou mistas, para uma mobilidade urbana não poluente.
POLÍTICA – envolver todos os presidentes de Junta e os Partidos, em decisões de médio e longo prazo, gerando consensos para as grandes opções de governação. Garantir que a freguesia de Vila do Conde o seja na sua plenitude como todas as outras. Lutar pela reposição das freguesias, garantindo uma maior proximidade aos cidadãos a identidade que possuem pelas suas tradições e património cultural únicos.
DESPORTO – apoiar todas as coletividades desportivas, para que não somente possam continuar a granjear prestígio e naturalmente dos seus atletas, assim como o de Vila do Conde, mas também desenvolver o desporto de lazer, tão crucial para o físico como para a mente.
SEGURANÇA – diligenciar para seja construída a nova esquadra da PSP, no sentido de proporcionar condições dignas aos agentes e exigir  o aumento do seu efetivo, tão necessário à segurança na cidade.
 

[para cima]